Hemograma

Sinonímia: Hemograma de Schitlinq, hematológico, hematimetria, estudo da classe sangüínea.

Material: Sangue com EDTA. Volume mínimo: 5,0 mL.

Colheita, conservação: O material deve ser analisado logo após a colheita.

Preparo do paciente: Jejum de 4 horas.

Método: Contagem eletrônica automatizada e estudo morfológico em esfregaços corados com corantes panópticos. Não inclui contagem de plaquetas, nem velocidade de hemossedimentação.

Interferentes: Crioaglutininas, lipemia, metahemoglobinas, microcoágulos. Valores de Hematócrito obtido por centrifugação geralmente são maiores do que os obtidos eletronicamente. Isto se deve ao volume de plasma retido entre os glóbulos no primeiro caso.

Valores normais: Vide valores normais de eritrograma, leucograma e plaquetas.

Interpretação: Exame útil na avaliação de anemias, leucemias, infecções e inflamações. Podem ser consideradas indicações de investigação mais pormenorizada: hemoglobina abaixo de 10 ou acima de 20 g/dL, VCM acima de 100 ou abaixo de 80, presença de hemácias falcizadas, esferócitos, policromasia significativa, presença de esquizócitos, dacriócitos, “target-cells” ou presença de eritrobtastos (exceto no recém-nascido); leucócitos acima de 15.000 ou abaixo de 3.000/mm, eosinofilia acima de 400/mm, monocitose acima de 1000/mm-, neutrófilos hipersegmentados, neutrófilos agranulares. evidente desvio para formas jovens, presença de caracteres tóxico-degenerativos e linfócitos atípicos. Se a alteração hematológica ocorrer isoladamente na série vermelha, série branca ou plaquetas, verificar interpretação no respectivo item deste Manual.

Exames relacionados: Contagem de plaquetas, VHS, série branca, série vermelha, reticulócitos.