1) Dieta:
Fator mais importante no controle da glicose. Deve ser balanceada, constituída em 50 a 60% de carboidratos (massas, pão, arroz), 15 a 20% de proteínas (carne, leite, frutas e verduras) e 20 a 30% de gorduras.
Existem 2 tipos de açúcar:
A) Os açúcares de absorção lenta, que dão muita reserva de energia para o organismo ( pão, massas, arroz e grãos). Estes elementos podem e devem ser ingeridos pelo diabético.
B) Os açúcares de absorção rápida: açúcar, doces, bolos. Estes não devem ser ingeridos pelos pacientes diabéticos e devem ser substituídos pelos adoçantes.
C) A alimentação deve ser fracionada em 6 refeições ao dia: café da manhã, lanche às 10:00 hs (preferencialmente frutas), almoço, lanche às 16:00 (preferencialmente frutas), jantar e lanche ao deitar.
2) Procurar manter o peso o mais próximo do ideal.
3) Praticar exercícios físicos sob orientação
4) Procurar o oftalmologista uma vez ao ano para a realização do exame de fundo de olho, que pode detectar precocemente alterações nos vasos da retina que podem ser tratados como raios laser.
5) Examinar periodicamente os pés: os diabetes de longa evolução pode diminuir a sensibilidade nas plantas dos pés, e o paciente pode sofrer ferimentos sem sentir dor, o que pode predispor a infecções.