O que você deve saber sobre Hepatite

O que é?
É uma doença que age silenciosamente e pode danificar o seu fígado. Em casos leves ela desaparece em seis meses, sem deixar seqüelas (você pode até nunca saber que teve tal doença). Em outros casos, você pode tornar-se portador da doença para o resto da vida, infectando outras pessoas, podendo desenvolver cirrose (doença que acomete o fígado), ou câncer de fígado. Há vários tipos de hepatite, sendo os mais conhecidos os tipos A e B.

Como se adquire hepatite B?
Como a AIDS, através do contato sexual do contato com sangue, sêmen, secreções vaginais e saliva de uma pessoa infectada. Se seu parceiro estiver infectado, você pode adquirir hepatite B a partir de qualquer ato sexual (vaginal, oral ou anal). Você aumenta o risco de adquirir a doença se deixar de utilizar preservativo, se fizer uso incorreto do mesmo, e a cada novo parceiro sexual.

Também se adquire hepatite B pela exposição ao sangue de uma pessoa infectada por meio de cortes, feridas abertas ou membranas mucosas (boca ou vagina), ou por receber sangue infectado.

Eu posso adquirir hepatite B?
Sim. Qualquer pessoa pode adquirir hepatite B. Se você for um adolescente ou estiver na faixa dos vinte anos, você está no grupo de risco maior.

Principalmente se:

For sexualmente ativo.
Tiver mais que um parceiro sexual.
Fizer sexo sem uso do preservativo.
Tiver outra doença sexualmente transmissível
Compartilhar agulha para injeção de drogas.

Sintoma da doença
Muitas pessoas com hepatite B não apresentam sintomas e mesmo assim podem ser portadoras da doença. Outras podem apresentar náuseas, cansaço, urina escura, icterícia, um amarelamento da pele e dos olhos. Algumas tornam-se muitos doentes, o que as impossibilita de trabalhar durante semanas ou meses.

Na presença de algum dos sintomas, procure imediatamente seu médico.

Diagnóstico
Através de um exame de sangue, realizado em laboratório, que vai confimar se você está realmente infectado.

Se o teste constatar que tenho hepatite B como posso curar-me?

O único tratamento é o repouso, combinado com uma dieta rica em proteínas, para reparar as células danificadas, e em carboidratos para proteger o fígado. A cura vem com a produção de anticorpos pelo paciente.

Hepatite A
Este tipo é transmitido através da via oral e fecal, geralmente por alimentos e água contaminados por fezes. Este vírus é mais comum do que se imagina e cerca de 50% da população pode se infectar na idade adulta, a maioria sem apresentar sintomas.

Hepatite C
Este tipo é transmitido através de agulhas contaminadas, uso de drogas injetadas, ou transfusões de sangue. A hepatite C pode progredir par hepatite crônica, cirrose e morte.

Recomendações
Alimentação saudável.
Beber somente água potável.
Lavar bem frutas e verduras.
Lavar bem as mãos antes de tocar nos alimentos.
Hábitos de higiene.
Usar preservativos na relação sexual.
Usar apenas agulhas descartáveis.
Só um exame de sangue poderá confirmar se você está infectado!

Previna-se
Se você não estiver infectado, vacine-se. A vacina da hepatite B fornece proteção duradoura, é segura e eficaz.
Mulheres que pretendem engravidar e que não estejam infectadas pela hepatite B, também devem vacinar-se para se protegerem e a seus futuros filhos.
Se você for sexualmente ativo, reduza o risco de adquirir essa doença usando sempre preservativos corretamente.